Oiço falar destes implantes há algum tempo, nomeadamente de amigos brasileiros que lhe gabam os benefícios ao mesmo tempo que reclamam por não se encontrar em Portugal.

Implantes

São vários os estudos que relacionam muitas das doenças do envelhecimento à carência de hormonas e esses mesmos estudos demonstram que a terapia de reposição hormonal não só retarda a deterioração funcional como melhora o sistema imunológico.

Parece ficção cientifica? Será que nos vão seguir por causa do implante? Não, para isso temos o smartphone. Poucos o conhecem em Portugal mas este tratamento tem sido investigado em profundidade nos EUA desde a primeira metade do século XX. E já em 1939, foi publicado o primeiro artigo sobre o implante subcutâneo de grânulos de estradiol na revista Science. Desde então inumeros artigos científicos referem os princípios da Terapia de Reposição Hormonal na medicina preventiva anti envelhecimento.

Homens e Mulheres – Porque a idade não escolhe géneros

As mulheres têm a menopausa entre 45 e 55 anos de idade. Os homens têm a Andropausa que se dá num tempo muito mais alargado  e com demonstrações menos “dramáticas”  uma vez que é um processo geralmente mais lento que pode durar décadas, com uma progressão diferente para cada indivíduo.

A menopausa implica ausência de fertilidade. Pelo contrário, a andropausa não está necessariamente relacionada ao fim do período fértil dos homens. Em comum, homens e mulheres sentem um declínio de vitalidade, saúde e beleza.

Benefícios do Tratamento de reposição com Implante hormonal Bio-Idêntico

Primeiro temos de compreender como se chega lá. Porque somos todos diferentes as  hormonas também se perdem a ritmos diferentes, de modo que para se chegar à composição do implante, são necessários exames que determinam os valores que são necessários compensar. A substituição dessas hormonas em falta para níveis fisiológicos ótimos —  mas dentro de limites normais e não excessivos mostrou que pode atenuar as mudanças relacionadas à idade.

O tempo volta para trás?

São variados os benefícios e estão relacionados com o “atrasar” os efeitos do tempo no organismo. Pelo que atua na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, cancro, Alzheimer ou osteoporose. Também, para as mulheres, proporciona alívio dos sintomas da menopausa como suores noturnos, ondas de calor, entre todos os outros desconfortos. Melhoria do sono e repouso, estado emocional e níveis de energia e bem-estar. Os benefícios são vastos – desde o controle do peso, à capacidade intelectual, à qualidade da pele e à otimização do sistema imunológico (pode consultá-los em detalhe aqui).

Os benefícios de uma terapia completa de substituição Hormonal Bio Idêntica, quando complementados com outros pilares da medicina preventiva Anti Idade (exercício, nutrição, descanso, entre outros Anti Idade podem melhorar substancialmente a qualidade de vida. Sabedoria de 50 com vitalidade de 40: Não é isso o que todos queremos?